Configurar o controle de acesso de usuários – Perfil de acesso

Para configurar o controle de acesso aos usuários é bem simples, mas antes faremos uma pequena abordagem sobre o assunto:

O controle de acesso se inicia acessando o Menu Configurações > Perfis de Acesso. Na página a seguir serão exibidos os perfis de usuários – saiba mais sobre os perfis de usuários – que são padrões do sistema.

Após selecionar um perfil o usuário gestor do sistema fará as configurações dos módulos de acesso.

Cada módulo corresponde a um acesso dentro do sistema, que o perfil escolhido terá, ou não, acesso.  Estes módulos possuem 4 tipos de configuração, que aqui chamamos de Permissões:

  • CRIAR
    Permite ao usuário criar novos registros dentro do módulo selecionado.
  • VISUALIZAR
    Permite ao usuário visualizar, consultar, as informações do módulo selecionado.
  • ALTERAR
    Permite ao usuário alterar os dados dos registros.
    Neste caso é indispensável que o mesmo usuário possa visualizar os dados do módulo.
  • EXCLUIR
    É a permissão de excluir os registros.

PERMISSÕES – OS PAPÉIS DOS USUÁRIOS

Em cada permissão (criar, visualizar, alterar e excluir) os usuários podem ter papéis diferentes em cada perfil. Estes papéis vão determinar o que ele realmente poderá executar dentro de cada permissão do módulo.

Existem 4 tipos de papéis:

  1. Acessar todos os dados
    Permite ao usuário acessar todas as informações do módulo.
  2. Somente dados que é responsável
    Neste caso o usuário pode acessar apenas as informações que é responsável.
    Se o papel for criar, este poderá criar registros apenas para si próprio.
  3. Nenhum acesso
    Não possui papel nenhum, não poderá executar nenhum ação.
  4. Somente dados do grupo
    Exclusivo para os perfis Gerente e Vendedor.
    Neste caso apenas usuários vinculados a grupos terão esta opção, que permite acessar, ou criar, apenas para o grupo que pertence.

Confira uma breve explicação abaixo:

Configuração de acesso ao módulo negociação para o perfil vendedor.

  1. CRIAR: Somente dados que é responsável
    Neste caso todos os usuários com o perfil vendedor poderão criar novas negociações onde, apenas, o próprio vendedor será o responsável.
    Isso quer dizer que este vendedor não poderá criar negociações para outros usuário.
  2. VISUALIZAR: Somente dados do grupo
    O usuário poderá visualizar negociações de outros vendedores que fazem parte de seu grupo.
  3. ALTERAR: Somente dados que é responsável
    Neste caso, mesmo podendo visualizar negociações do grupo, o usuário poderá alterar apenas negociações que pertencem a ele, ou seja, que ele próprio seja responsável.
  4. Excluir: Nenhum acesso
    O usuário vendedor não poderá excluir nenhuma negociação do sistema.

Lembrando, estas configurações podem ser alteradas, o sistema sugere algumas regras para os papéis dos usuários, mas o gestor do sistema poderá alterar as regras como preferir.


Para maiores informações (49) 3425-5948 / (49) 99932-7023
-->